Quantidade de Páginas visitadas


Você sabia que a fauna brasileira é única?

A piranha (Serrassalmus) é um peixe predador voraz, capaz de destruir um pedaço de carne em segundos (gulosinha, hein?). Sua mordida é similar a de um Pit Bull Terrie (além de gulosa é nervosinha também!). Mas, calma! Ela não é uma devoradora de gente, como muitos imaginam, pois só ataca quando está com fome ou se sente acuada.

No Brasil, já foram identificados 24 espécies de piranhas. Uma das mais temidas é a piranha-caju ou queixuda (Pygocentrus nattereri). Ela é a responsável pela maior parte dos ataques na região do Pantanal. Entenderam agora o porquê daquele ditado que diz “Em rio que tem piranha jacaré nada de costas”?.

O bicho-preguiça (Bradypuusvariegatus) é um mamífero bem comum nas florestas brasileiras. Parecido com um macaco, está sempre pendurado em árvores. Sua vida é como um filme em câmera lenta.

Eles são preguiçosos devido ao clima brasileiro, pois o calor faz com que esses bichinhos fiquem cansados com facilidade. Alimentam-se de folhas de embaúba, árvore que já é conhecida como “árvore-da-preguiça”. São animais solitários e macho e fêmea só se encontram para acasalar (namorinho sem compromisso, nem pensar!). Isso é que é ser “devagar”...

A capivara (Hydrochaerishydrochaeris) faz parte da família dos roedores, portanto é parente dos ratos. Elas vivem em bandos na beira de rios e apesar de serem tímidas, sempre estão em busca de novos parceiros . Como todo roedor, as fêmeas têm muitos filhotes.

Alimentam-se de cana-de-açúcar, raízes e pastagens rasteiras. Seus dentes são grandes, fortes e amarelos (vamos dar um desconto, gente, afinal elas não tem como escová-los).Como muitos outros nomes encontrados na língua portuguesa, Capivara também é de origem tupi, e significa “comedor de capim”(caapii-uara).











Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito