Quantidade de Páginas visitadas

HISTÓRICO


Casa Escolar do Posto Fiscal localizada no bairro Posto Fiscal Município de Paranaguá, há muito que vinha funcionando precariamente com apenas uma sala de aula em três períodos.
Em 1969 contava com um corpo docente formado por nove professoras: uma normalista, uma regionalista e sete sem habilitação, o corpo discente era composto por cento e noventa e um alunos. As responsáveis por esta Casa Escolar eram as professoras: Neusa Vanhoni e Nizete Carneiro de Mello. O Governo do Estado vendo urgentemente a necessidade de um grupo escolar para esse bairro, começou a construir um novo prédio.
Em 1970, na gestão do Exmo Sr. Governador Paulo Pimentel, foi concluída esta grande obra, com todos os requisitos modernos, com seis salas de aula, um gabinete, uma cantina, três sanitários completos para meninos, meninas, professores e um pátio coberto.
Por decreto Estadual sob número 409 do Exmo Sr. Haroldo Leon Peres D.D. Governador do Estado do Paraná, usando de atribuição que lhe confere o artigo 47, item XVI da Constituição Estadual e sob proposta da Secretaria de Educação e Cultura.
Artigo 1º Fica criado o Grupo Escolar Dídio Augusto de Camargo Viana no Município de Paranaguá, em 28 de Maio de 1971 (Diário Oficial nº 61).
O Grupo Escolar Dídio Augusto de Camargo Viana está localizado no bairro denominado Parque São João, antigo Posto Fiscal.


BIOGRAFIA DO DR. DÍDIO AUGUSTO DE CAMARGO VIANA



O Dr. Dídio Augusto de Camargo Viana nasceu nesta cidade de Paranaguá, a 5 de Setembro de 1923, era filho do Sr. Alvaro de Souza Vianna e de Dona Eloina Loyola de Camargo Vianna, ele farmacêutico natural de Morretes, e ela professora normalista natural de Curitiba.
Aos 26 de Outubro de 1949 casou-se casou-se com Dona Edilee Edilá Maculo, nascida em Santa Catarina. O casal teve dois filhos: Eloina e Didio Augusto. O curso primário dos 4 aos 10 anos, foi-lhe ministrado em Paranaguá, nos seguintes estabelecimentos: Antigo Colégio São José, Escola de Aplicação anexa a Escola Normal Dr. Caetano Munhoz da Rocha. Matriculou-se depois no Liceu Manoel Viana, iniciando os prepartórios ao Ginásio. Prosseguiu nos estudos em Curitiba, onde foi aluno do Colégio Novo Ateneu, ingressando no Curso Ginasial. Retornando à Paranaguá, matriculou-se em 1938 no Colégio Estadual José Bonifácio, onde em 1941 concluiu com brilhantismo o Curso Ginasial, sendo classificado em 1º lugar como o melhor aluno da turma. Na capital, cursou o Científico, o curso Pré-Engenharia, ingressou na Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná, onde em 1954 recebeu o diploma de Engenheiro Civil. Durante a 2º Guerra Mundial foi convocado para servir como 2º Tenente de Artilharia R/2 na 9ª Bateria Independente de Artilharia da Costa, Forte de Paranaguá. Muito jovem, não tendo completado ainda 20 anos, ingressou na política filiando-se ao Partido Republicano-PR, facção oposicionista, mais tarde vamos encontrá-lo militando no Partido Social Democrático PSD, no qual projetou-se e ascendeu a Chefe Político na Secção de Paranaguá, sendo eleito 2º Secretário da mesa executiva no ano de 1958. Lecionou como Suplementarista na Escola Técnica de Comércio de Paranaguá em 1955, Matemática no Colégio Estadual José Bonifácio de Paranaguá, de 1959 a 1969. Quanto a nossa Faculdade de Filosofia em reconhecimento a essa marcante e frutuosa aptidão de professor emérito de Matemática, evidenciadas nas cátedras de Geometria Descritiva e Desenho Geométrico. Influenciou benéficamente a sua Direção na Companhia de Água e Esgoto de Paranaguá – CAGEPAR, autarquia municipal constituída basicamente de medidas por ele sugeridas ao nosso Executivo. A frente da CAGEPAR, como 1º Diretor Presidente. Dr. Dídio faleceu no dia 9 de Janeiro de 1969 em Curitiba aos quarenta e sete anos de idade, cujo sepultamento deu-se em Paranaguá no Cemitério Nossa Senhora do Carmo.













Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito